Superaquecimento
Assim como nos consoles, a poeira é o inimigo #1 de todo hardware. A falta de manutenção pode gerar acúmulo de sujeira entre as ventoinhas e os componentes de condução de calor da placa de vídeo, impedindo o resfriamento da placa. Quando ocorre essa situação, é comum que a placa de vídeo desligue sozinha para impedir que os componentes internos queimem. Para limpá-la, desencaixe suas peças internas com cuidado e limpe os componentes com um pano macio e álcool isopropílico.
Outra causa desses desligamentos pode ser o ressecamento da pasta térmica aplicada na GPU, não transferindo o calor do chip gráfico com eficiência. Esse ressecamento forma uma crosta que abafa a unidade, prejudicando muito o desempenho da placa de vídeo.
A troca da pasta é simples: basta desmontar a placa de vídeo, removendo a pasta antiga com álcool isopropílico até que as faces espelhadas do GPU e do dissipador do cooler estejam aparentes, finalmente aplicando uma nova camada fina por cima da GPU.
Em todo caso, é importante realizar a manutenção da placa de tempos em tempos, tanto para limpeza quanto para troca da pasta térmica. Isso garante que a placa não sofra de desligamentos forçados e diminui o risco de queimar suas peças.

Fonte de alimentação
Algumas vezes é possível que a placa de vídeo não esteja sendo alimentada de energia corretamente. Nesses casos, é possível que ela sofra de desligamentos inesperados quando acionada ou estressada. Uma das grandes dúvidas na escolha da fonte é seguir ou não a recomendação dos fabricantes da placa de vídeo, que muitas vezes recomendam potências altíssimas.
Isso acontece pois a fonte de energia alimenta toda a configuração do seu PC, não comente a placa. Sendo assim, o fabricante não sabe quais as configurações você irá montar em seu computador, portanto elabora um modelo ideal e sugere uma potência ideal, que muitas vezes é superior ao necessário.
Além disso, é comum que a fonte de alimentação também esteja com problemas, não fornecendo as tensões corretas para a placa (especialmente as mais antigas). Não recomendamos realizar os testes sugeridos por outros sites, como inserir clips de papel em extremidades dos pinos da fonte, pois podem facilmente danificar mais ainda a peça. Caso haja suspeita de algum problema na fonte de alimentação, busque ajuda profissional!

Cabo de seis pinos
Placas mais potentes exigem alimentação direta da fonte, através de um conector de seis pinos. Caso esse cabo não esteja ligado, em situações de estresse da placa de vídeo, o suprimento de energia extra pode ficar prejudicado. Isso causa travamentos e desligamentos na placa, além de crashs no jogo.
Verifique se os cabos estão conectados de forma correta, de acordo com as instruções do fabricante! Vale observar também, se os pinos estão danificados ou com algum sinal de problemas.

Drivers corrompidos ou desatualizados
Sim, vamos citar a mais famosa resposta para problemas em placas de vídeo! Como medida imediata, atualizar os drivers de dispositivo pode corrigir incompatibilidades de sistema e softwares corrompidos recorrentes. Apesar de uma resposta padrão, pode ser a solução para fortes dores de cabeça em relação às placas de vídeo.
É importante verificar frequentemente se existe alguma atualização de driver disponível. Além de ajustar o desempenho da placa para jogos mais recentes e aplicar correções de segurança, elas ajudam a prolongar a vida útil da placa. Tenta aí, deixa de preguiça!
Problemas na placa
Até aqui discutirmos problemas externos à placa, porém esse é um hardware complexo, já que se compara a um mini-computador dentro do computador, portanto apresentando diversos problemas internos também. Vamos explorar esses inconvenientes neste tópico:

Entendendo artefatos
Quando os jogos começam a apresentar deformidades e interferências, é comum dizer que estão apresentando artefatos. Muitas vezes estão intimamente ligadas ao mau funcionamento da placa de alguma forma. Nossos clientes geralmente indicam problemas na memória RAM da placa ou no processador. Vale lembrar que esses casos são mais complicados, portanto recomendamos fortemente ajuda especializada. Visto isso, confira algumas outras causas:

Placa queimada
Um dos problemas mais difíceis de diagnosticar (e talvez o mais temido), é a perda de funcionalidades pela queima dos componentes. Pode ser causada de diversas formas, partindo de superaquecimento até mesmo curtos de energia. Muitas vezes significa que a placa precisa ser reposta, apesar de existirem casos onde a troca dos componentes ressuscita o funcionamento da placa de vídeo.
Diagnosticar isso porém, é um pouco mais complicado. Não existe um teste definitivo senão abrir o compartimento do PC e olhar a placa detalhadamente, mas existem alguns testes que você pode fazer para eliminar outras possibilidades!
- Teste a placa de vídeo em outro PC, se possível;
- Passe um pincel macio sobre a placa de vídeo para remover o excesso de poeira (mas não tente remover o impossível!);
- Remova a placa de vídeo e, com cuidado, passe uma borracha nos contatos da mesma (as partes de encaixe da placa);
- Verifique o cabo de alimentação e, se possível, teste outro.
Caso a placa de vídeo não retorne resultados depois desses testes, verifique a possibilidade de consultar um especialista. Muito provavelmente sua placa queimou algum de seus componentes 
Danos na memória
Em ocasiões onde alguma parte específica da tela apresenta distorções ou disfunções, geralmente sugere problemas na memória da placa. A RAM no componente é responsável por armazenar as cores de cada pixel, os quadros futuros de movimento e cálculos espaciais. Portanto, dependendo da funcionalidade afetada, o jogo pode apresentar linhas coloridas de vários padrões ou deformações em ambientes 3D e vídeos.
São componentes muito sensível da placa de vídeo, então não recomendamos o manuseio sem ajuda especializada!
Danos no processador
Esse problema não segue padrões muito definidos, resultando em diversas deformidades diferentes. Na mesma medida, não existem muitas formas eficientes de remediar esse problema sem conhecimentos específicos. Geralmente esses inconvenientes tornam a tela irreconhecível, alterando cores e formas ao nível extremo. Apesar de ainda rodar as aplicações sem afetar o desempenho do computador, pode ocasionar um problema maior caso não seja tratado.
Comentários Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar