Erros de programação podem causar bug em jogo
Um game é montado primariamente de programação. Existem recursos de mídia (texturas, arquivos de áudio) e também conceitos e planejamento de level design, mas tudo isso só aparece na tela da TV por causa das linhas de código.
Portanto, a primeira causa para bugs em um jogo são os erros de programação. Quem trabalha com isso ou já estudou um pouco o assunto sabe que é comum digitar algo errado ou se confundir em uma sequência de código particularmente bagunçada.
São esses erros que causam alguns bugs relativamente comuns, como um personagem dizer a fala de outra pessoa, as texturas erradas e o comportamento inesperado de alguns itens. Não há muita coisa que a gente possa fazer para corrigi-los, exceto esperar por um patch de atualização lançado pela produtora do game.
Sistemas cruzados causam situações imprevisíveis
Os games são compostos por sistemas. Eles são, de certa forma, as “regras” do jogo, e é por via deles que conseguimos nos divertir. Por exemplo, imagine um RPG de mundo aberto bem grande. Nós precisamos de muitos sistemas diferentes, como menu, batalha, adição ou remoção de itens e viagem rápida para cidades que já visitamos.
Agora imagine o seguinte cenário: você encontra um baú escondido atrás de uma cachoeira em uma caverna. Você abre o baú e tem uma espada de ferro ali dentro. Quando você pega essa espada, o game roda um pequeno sistema de adição e remoção de itens (remove a espada do baú e a adiciona no seu inventário).
Mas o que aconteceria se você abrisse o menu exatamente depois de pegar a espada? O jogo rodaria os dois sistemas ao mesmo tempo e poderia causar um bug.
Por exemplo, o primeiro sistema poderia adicionar a espada no seu inventário e seria interrompido antes de remover o item do baú. Quando você saísse do menu, a espada continuaria lá e você poderia pegá-la novamente (ou repetir o processo até ter 90 espadas).
Esse tipo de situação é a causa dos principais exploits em games muito complexos. O problema também é corrigido com patches de atualização, que demoram algumas semanas para serem lançados.
Ausência de testes permitem a proliferação de bugs
Todo game passa por um processo extenso de testes, em que jogadores profissionais colocam todos os sistemas e situações possíveis à prova para tentar encontrar bugs como os citados acima.
O que acontece em muitos casos, especialmente com os jogos mais aguardados e que passam por um processo de desenvolvimento extenuante, com muitos adiamentos e horas extras dos desenvolvedores, é que esse processo de testes é encurtado ou, em alguns casos mais extremos, anulado.
Por causa disso, o game chega às lojas completamente infestado de bugs, incluindo erros terríveis que causam save games corrompidos e crashes aleatórios.
Nesses casos, a desenvolvedora pode devolver o dinheiro aos clientes e lançar patches corretivos para tentar amenizar a situação.
Hardwares defeituosos também podem causar bugs
Um bug em jogo é causado, na maior parte das vezes, pelos desenvolvedores, como deu para ver. Mas, em algumas situações, a culpa pode ser do equipamento que roda o software. No caso, seu console ou computador.
Um equipamento com defeito pode não conseguir rodar o game corretamente e causar situações irritantes. Alguns exemplos seriam texturas que não são carregadas por falha na placa de vídeo ou engasgos no desempenho.
Comentários Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar