Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

GGames Fórum

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Entenda os problemas que podem dar na GPU e como evitar

Problemas que podem ocorrer na GPU do seu PC.

 

1. Quando a GPU trava

 Em algum momento da jogatina, seu computador pode travar. Com a alta demanda de alguns jogos eletrônicos, é comum que os jogadores se deparem com atrasos na imagem ou simplesmente travamentos delas. Isso pode ser um defeito na sua GPU. Isso pode ser relacionado à falta de limpeza e manutenção, driver antigo ou incompatível. 

 

1.1. Limpeza

Caso a placa não esteja limpa, pode haver um superaquecimento. Isso pode provocar lentidão. Então, o recomendável é que se faça a limpeza dela. Antes de tudo, é necessário que se desligue o aparelho, que se abra o gabinete e retire a placa de vídeo. A partir disso, o cooler pode ser limpo com a utilização de um pincel para não agredir o componente eletrônico.

 

1.2. Driver incompatível

Além disso, os travamentos na placa podem ser relacionados a um driver antigo ou que está incompatível com o instalado na sua máquina. Vá em “Painel de Controle”, depois clique em “Hardware e Sons” e em seguida em “Gerenciador de Dispositivos” para ver se está instalado corretamente. Após abrir o “Gerenciador de Dispositivos” veja se na aba “Adaptadores de Vídeo” aparece o nome da sua placa de vídeo corretamente, caso esteja aparecendo “Driver Genérico para Monitores PnP” será necessário baixar o driver correspondente no site da fabricante.

 

2. A GPU é responsável pela Tela azul

 Muito comum também, a tela azul do windows virou um clássico quando dá um erro. Ela pode ser apenas uma ocorrência isolada, mas se o erro persistir com alguma frequência, o problema pode vir da placa. Sua GPU pode estar com problemas. Por que se preocupar? Geralmente, a tela azul não é um bom indício, já que é ligada a algum tipo de colapso do  hardware. Esse defeito pode ser observado com códigos de erro, a partir disso, revelam se o problema pode ter origem na placa gráfica.

A Microsoft separa alguns tipos de códigos comuns que você pode observar:

  • CRITICAL_PROCESS_DIED
  • SYSTEM_THREAD_EXCEPTION_NOT_HANDLED
  • IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL
  • VIDEO_TDR_TIMEOUT_DETECTED
  • PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA
  • SYSTEM_SERVICE_EXCEPTION
  • DPC_WATCHDOG_VIOLATION

 

3. Cores estranhas

 Durante a jogatina, ou mesmo em atividades corriqueiras, cores ou traços estranhos podem surgir aleatoriamente na tela durante o uso. Esse tipo de sintoma pode ter relação também com problemas no monitor, e também  em cabos flat, principalmente sobretudo em notebooks.

 

4. Ruído excessivo

 Quando um barulho é muito excessivo, com ruídos fortes, é preciso dar atenção também à sua placa. Isso pode estar relacionado a um cooler barulhento, que provoca um ruído excessivo, embora o usuário esteja fazendo uma atividade de poucos recursos, como simplesmente acessar à internet ou assistir vídeos curtos no computador. De acordo com especialistas, o ideal para detectar o calor é usar algumas ferramentas, dentre elas o HWMonitor.

 

5. Superaquecimento da GPU

 O calor não é favorável ao funcionamento das placas de vídeo, como adiantado anteriormente. Principalmente, nos modelos que são estão rodando a overlocks e com problemas na refrigeração. Devido a isto, o calor pode ser o causador de uma série de danos, prejudicando o funcionamento dos elementos gráficos. Então, deve ser a hora de fazer a limpeza do cooler ou fazer a troca dele.

 

5.1 Soluções para o superaquecimento

Os processadores das placas de vídeo usam pastas térmicas. O mesmo que acontece com processador. Embora seja um período recente, se o calor excessivo virou uma rotina, avalie o tempo de uso da sua placa de vídeo. Caso tenha ultrapassado um ano, o ideal é que se faça uma troca da pasta térmica.

Como adiantado acima, se a placa não estiver limpa, pode haver um superaquecimento. Então, o recomendável é que se faça a limpeza dela. Antes de tudo, é necessário que se desligue o aparelho, que se abra o gabinete e retire a placa de vídeo. A partir disso, o cooler pode ser limpo com a utilização de um pincel para não agredir o componente eletrônico.

Instale um termômetro. Há opções gratuitas e pagas que você pode avaliar se há o superaquecimento ou não – até mesmo quando você não percebe. Alguns dos aplicativos são recomendáveis: o HWMonitor, Real Temp, Gerenciador de Tarefas do próprio Windows, Speedfan  e o Core Temp são opções disponíveis aos usuários.

 

Feedback do Usuário

Comentários Recomendados

Não há comentários para mostrar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.