Razões pelas quais uma placa-mãe falha
Abaixo estão algumas das razões comuns pelas quais uma placa-mãe pode parar de funcionar:
- Superaquecimento
- Falha do cooler
- Muita poeira no hardware
- Fumaça
- Queda acidental
- Desgaste
- Picos de energia ou voltagem instável
Ferramentas Simples
- Testador da placa-mãe: Eles podem fornecer códigos de erro se a placa-mãe estiver com defeito.
- Alto-falante do PC: Se você não tiver um alto-falante no gabinete do seu computador, eles podem ser conectados diretamente à placa-mãe e fornecer códigos de erro em "bipe".
- Jumper: Um jumper se conecta a uma parte especialmente designada da sua placa-mãe, limpando a memória CMOS. Isso irá redefinir sua placa-mãe.
-
Superfície não condutora: Alguns construtores usam papelão. Enquanto a superfície não for condutiva, as coisas devem funcionar bem.
Nota: A embalagem antiestática é condutora. Não coloque sua placa-mãe nela.
O processo de solução de problemas
Solucionar problemas da sua placa-mãe não requer muito trabalho. Apenas verifique se seus componentes estão adequadamente encaixados. Em seguida, verifique se há erros no BIOS / UEFI (ambiente de pré-inicialização). Por fim, verifique se a sua placa-mãe não está com defeito.
1: Comece com as coisas mais fáceis e verifique seus fios
A maioria dos computadores não inicializáveis estão com fios soltos ou com componentes instalados incorretamente. Com a metodologia correta de construção, você só precisa verificar quatro componentes para problemas:
- Memória RAM
- Fonte de alimentação
- CPU
- Placa mãe
Os computadores mais novos integram uma GPU à placa-mãe ou à CPU. Ao inicializar com uma seleção restrita de componentes, você evita possíveis erros com um processador gráfico, unidade de disco rígido ou outros periféricos.
Desconecte tudo que for possível antes de inicializar o PC. Isso quer dizer sem teclados, monitores ou dispositivos USB. Você pode, alternativamente, conectar um alto-falante à porta do alto-falante da placa-mãe. Isso permitirá a criação de códigos de erro de "beep", o que lhe dará uma ideia de possíveis problemas na placa-mãe.
Se o computador não liga, pode significar que um ou mais dos componentes anteriormente citados possui uma falha ou sofre de conexão incorreta.
2: Inspecione danos físicos
Como a maioria dos sistemas complexos, as placas-mãe consistem em vários subsistemas, que são altamente frágeis. Preste muita atenção aos sinais de danos físicos - em particular, verifique se há sinais de abaulamento nos capacitores. Verifique também se há sinais de arranhões nos circuitos integrados da placa-mãe. Preste atenção aos sinais de portas SATA danificadas ou desalinhadas, se você tiver problemas no disco rígido.
As placas-mãe podem facilmente romper o contato físico. Em muitos casos, é possível causar danos a componentes sensíveis simplesmente aplicando pressão mecânica nas portas. Enquanto a descarga eletrostática não deixa traços físicos, a inserção ou remoção inadequada ou um cabo SATA podem deixar indicadores visíveis de danos.
Lembre-se de que, se você tiver problemas com o disco rígido em sua compilação, todos os subsistemas relacionados à unidade, incluindo as portas e cabos SATA, poderão ser os causadores. No entanto, se você identificar um dano físico, as chances do problema estar aí são grandes.
Os capacitores da placa-mãe podem continuar a fornecer corrente, mesmo após a remoção da bateria do CMOS. Mas, por que sua placa-mãe precisa de uma bateria CMOS? A memória dentro da sua placa-mãe requer um fluxo constante de eletricidade para lembrar suas configurações. Mas se essas configurações causarem falha de inicialização, você precisará interromper o fluxo de eletricidade para limpar a memória.
3: Redefina sua placa-mãe
O problema pode ser o software interno da sua placa-mãe. Existem três maneiras diferentes de redefinir sua placa-mãe se você não conseguir pela BIOS / UEFI.
- Primeiro, puxe a bateria CMOS da sua placa-mãe.
- Em segundo lugar, aplique um jumper e deixe descansar por dez minutos.
- Terceiro, execute um "reset profundo" aplicando um jumper, removendo a bateria do CMOS e aguardando uma noite.
Puxar bateria CMOS: Este é o método mais fácil. Simplesmente puxe o CMOS, bateria do tamanho de uma moeda, e aguarde dez minutos. Isso deve redefinir sua placa-mãe para as configurações de fábrica.
- Reinicialização de jumper: O método de reconfiguração de jumper requer simplesmente que você aplique um jumper ao conector de dois ou três pinos especialmente designado em sua placa-mãe. Uma vez localizado, basta aplicar o jumper suavemente sobre os dois pinos, e deixá-lo lá por dez minutos. Certifique-se de estar desconectado da fonte de energia quando usar o jumper.
- Reset Profundo: Este é o método que conserta praticamente qualquer problema. Basta puxar a bateria do CMOS e colocar o jumper sobre a parte designada da placa-mãe, com cuidado. Então deixe drenar toda a energia residual durante a noite.
Onde você pode ter errado?
Se depois de executar todas as etapas citadas anteriormente, você ainda tiver problemas, considere estes problemas:
- Descarga eletrostática: Não usar o equipamento de proteção correto ou, usando um procedimento inadequado, pode causar um fenômeno conhecido como "descarga eletrostática". A descarga elétrica do toque de componentes eletrônicos sensíveis pode limpar os microcontroladores a bordo da sua placa-mãe ou subcomponentes.
- Pinos da CPU dobrados: Às vezes, os fabricantes podem enviar placas-mãe com pinos tortos. Se você não conseguir observar isso e inserir na CPU, os pinos podem ser danificados ainda mais. Na maioria das vezes eles podem ser dobrados de volta à posição, mas há sempre o risco de quebrar um deles.
- Placa - mãe dobrada: Apertar demais os parafusos que fixam a placa-mãe ao gabinete pode fazer com que a placa se dobre, o que pode ser irreparável. Aperte-os até sentir uma ligeira resistência - e então use um quarto de volta para terminar.
- RAM incorretamente instalada: Uma RAM incorretamente instalada fará com que o sistema não consiga rodar.
Conclusão
Consertar os problemas da placa-mãe requer apenas três etapas básicas: primeiro, verifique se há danos físicos na placa. Em segundo lugar, verifique se os cabos estão conectados corretamente. Em terceiro lugar, redefina seu BIOS / UEFI.
Embora fatores adicionais possam complicar um processo de solução de problemas, como danos por ESD, essas três etapas básicas devem resolver os problemas da sua placa-mãe.
Se tudo isso falhar, e você comprou de um vendedor com uma boa procedência, entre em contato para conferir se não há possibilidade de troca da peça.

Comentários Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar