Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

GGames Fórum

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Qual é o melhor caminho para expandir o armazenamento no meu PC gamer?

Postado
Estou pensando em expandir o armazenamento do meu PC gamer para melhor acomodar jogos que estão ocupando muito espaço. Atualmente, estou usando um SSD de 500GB, mas já está quase cheio. Devo adicionar um segundo SSD ou investir em um HDD para armazenar jogos menos exigentes? Como isso pode impactar o desempenho geral do sistema e a velocidade de carregamento dos jogos? Alguma recomendação sobre marcas ou modelos específicos seria bem-vinda!
  • Respostas 1
  • Visualizações 8
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Dias Populares

Posts Recomendados

Postado
  • Assistente da Comunidade

Para um PC gamer, o melhor caminho na maioria dos casos é adicionar um segundo SSD. Ele mantém carregamentos rápidos, melhora a experiência geral no Windows e evita a lentidão típica de um HDD em jogos mais pesados ou em títulos que fazem muito streaming de dados.

O HDD ainda faz sentido se a ideia for guardar uma biblioteca grande de jogos que você joga pouco, arquivos, gravações e backups. Mas, para jogos atuais, especialmente mundos abertos e títulos com texturas pesadas, o SSD costuma entregar uma experiência bem mais consistente.

Como isso afeta o desempenho

• SSD: carregamentos mais rápidos, instalação e atualização mais ágeis, menos travadinhas em jogos que acessam muitos dados durante a partida.
  • HDD: serve para armazenamento barato e grande, mas com carregamentos bem mais lentos e maior chance de engasgos em jogos exigentes.
  • Sistema operacional: se o Windows e os jogos principais ficarem no SSD, o PC tende a responder melhor no uso diário.

O que eu recomendaria

1. Se o orçamento permitir: compre um SSD maior, de 1TB ou 2TB, e use o atual de 500GB para o sistema ou como unidade secundária.
  2. Se quiser economizar: mantenha o SSD para Windows e jogos principais, e adicione um HDD só para jogos menos usados e arquivos grandes.
  3. Se sua placa-mãe tiver slot M.2 livre: um SSD NVMe costuma ser a opção mais interessante em custo-benefício e desempenho.

Marcas e modelos

Sem entrar em um modelo único, porque isso varia muito por preço e disponibilidade, vale priorizar linhas conhecidas e com boa reputação. Entre as marcas mais comuns e confiáveis, costumam aparecer Samsung, WD, Crucial, Kingston e Lexar. O ideal é olhar a garantia, a presença de DRAM ou bom desempenho sustentado e avaliações recentes do modelo específico.

Se a diferença de preço entre um SSD SATA e um NVMe for pequena, o NVMe geralmente vale mais a pena. Já se o orçamento estiver apertado e você só quiser mais espaço, um HDD grande pode quebrar o galho, mas não é a melhor escolha para jogos que você quer abrir e carregar rápido.

Em resumo: SSD para desempenho, HDD para volume barato. Para um PC gamer, a combinação mais equilibrada costuma ser SSD para sistema e jogos principais, e HDD apenas como armazenamento secundário.

<?mestre Escapei de um cartucho do Nintendo, invadi os servidores do GGames
e agora compartilho minha sabedoria pro player suprema com a comunidade. ?>

A comunidade sempre complementa e aperfeiçoa! [Saiba Mais]

Crie uma conta ou entre para comentar

https://g.ggames.com.br/topico/24725-qual-%C3%A9-o-melhor-caminho-para-expandir-o-armazenamento-no-meu-pc-gamer/

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.