- Respostas 2
- Visualizações 372
- Criado
- Última resposta
Posts Recomendados
Arquivado
Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.
A better way to browse. Learn more.
A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.
Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.
Líquido viscoso, geralmente branco ou prateado, ela é aplicada na superfície do processador, próximo ao cooler, atuando como um condutor do calor a ser dissipado pelo cooler.
Ao conduzir esse calor produzido pelo processador até a sua dissipação pelo cooler, a pasta térmica está ajudando na preservação de temperaturas seguras no interior do computador.
Ou seja, é função da pasta térmica manter a temperatura do processador nos níveis mais baixos possíveis.
Geralmente, na compra de um notebook
ou PC já montado, não deve haver a preocupação em aplicar uma pasta térmica, pois é bem provável que ela já venha aplicada na máquina.
Já no caso de quem vai montar uma máquina do início, é muito importante não esquecer da utilização desse recurso para otimizar o desempenho do computador.
É comum que após um determinado período de uso, a pasta térmica endureça e resseque, acarretando em uma perda funcional.
Casos em que o computador tenha muitos anos de uso e não seja submetido a manutenções regulares, existe até a possibilidade de que a pasta térmica tenha se decomposto.
Logo, se for observado um aumento de temperatura repentino do processador, é possível que esses prejuízos funcionais da pasta térmica sejam a razão.
Se isso acontecer, o mais indicado é que uma nova camada de pasta térmica seja aplicada sob o processador.
Para que o procedimento seja realizado, é recomendável que uma assistência técnica seja consultada.
No processo de aplicação, o computador deve ser desligado completamente e desconectado da tomada.
Na sequência, o gabinete é aberto e o cooler é desencaixado do processador. Após isso, vai ser possível notar que entre o cooler e o chip
A pasta velha deve ser limpa com muito cuidado, utilizando um pano com álcool isopropílico.
No caso em que a pasta estiver muito ressecada, ela pode ser raspada suavemente com algum objeto de plástico.
Por fim, basta aplicar uma nova quantidade de pasta. A dosagem deve ser na medida certa, já que a aplicação em excesso pode aquecer mais o processador em vez de preservar a sua temperatura.
Também não há a necessidade de aplicar a pasta em toda a superfície do processador, bastando apenas empregá-la na parte superior central.
Existe um tempo específico para que as pastas térmicas comecem a agir. Portanto, logo após a sua aplicação deve-se aguardar um período de implementação do produto, que vai variar a partir do tipo de pasta utilizado.